Abe pede a EUA e Rússia para pressionar mais Coreia do Norte

Tóquio, 4 set (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu nesta segunda-feira (data local) aos presidentes dos Estados Unidos e da Rússia para pressionar mais a Coreia do Norte para que ponha fim ao seu desenvolvimento de armas, depois que o regime norte-coreano realizou seu sexto teste nuclear.

O chefe do Executivo japonês e o presidente americano, Donald Trump, conversaram por telefone no final do domingo, quando concordaram na necessidade de levar além a pressão sobre Pyongyang e reiteraram a importância do papel de China e Rússia para uma resposta contundente.

Durante a conversa, Trump reiterou a Abe o compromisso dos EUA com o país asiático e que sua nação "está 100% com O Japão", informou o Ministério de Exteriores japonês.

Em uma conversa parecida pouco depois, o premiê japonês conversou por telefone durante 15 minutos com o presidente russo, Vladimir Putin, a que destacou o "importante papel da Rússia como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas "na hora de lidar com a Coreia do Norte.

Abe encorajou Putin para que a Rússia adote uma "resposta firme e construtiva" após o último e mais potente teste nuclear do regime norte-coreano, e ambos concordaram em que a atitude atual de Pyongyang representa uma "séria ameaça".

Durante a conversa, Abe e Putin concordaram em continuar colaborando estreitamente em diferentes níveis e incluir a questão norte-coreana na agenda de ambos durante a reunião que terão na quarta-feira em Vladivostok, por ocasião da comemoração do Foro Econômico do Oriente, que acontecerá nessa cidade russa.

A Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba atômica mais potente até o momento, um artefato termonuclear que segundo o regime pode ser instalado em um míssil intercontinental, o que se for confirmado representaria um importante e perigoso avanço em suas capacidades militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos