Carta que Obama deixou para Trump no Salão Oval é divulgada pela "CNN"

Washington, 3 set (EFE).- O ex-presidente Barack Obama quis fazer seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump, refletir sobre a importância de se preservar a democracia e sobre a "indispensável" liderança dos Estados Unidos no mundo na carta que deixou no Salão Oval no dia da transferência de poder, e que foi divulgada neste domingo pela emissora "CNN".

A carta que de Obama para Trump foi deixada no Salão Oval em 20 de janeiro, o dia da posse do novo presidente, e foi divulgada agora, em primeira mão, pela emissora de notícias e contém várias "reflexões" do agora ex-presidente sobre seus oito anos de mandato.

Sobre exercer a presidência dos EUA, Obama escreveu na carta que é um cargo "único, sem um claro plano de ação para o sucesso".

"A liderança americana neste mundo é realmente indispensável. Depende de nós, através da ação e do exemplo, manter a ordem internacional que tem se expandido ininterruptamente desde o fim da Guerra Fria, e da qual depende a nossa própria riqueza e segurança", explicou Obama.

Além disso, o ex-governante lembrou a Trump que os dois são "ocupantes temporários" do Salão Oval, algo que os transforma em "guardiões" das instituições e tradições democráticas pelas quais os seus antepassados "lutaram e partiram o coração".

"Independentemente dos incentivos e pressões da política diária, devemos deixar os instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontramos", opinou Obama.

Por último, Obama aconselhou Trump a reservar um tempo para "os amigos e a família", apesar do acúmulo de responsabilidades e atividades ligadas à presidência.

Nos Estados Unidos, passou a ser uma tradição o presidente em fim de mandato deixar uma carta a seu sucessor com conselhos e bons desejos antes da cerimônia de transferência de poder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos