Irã confirma penas de 10 anos de prisão para 3 norte-americanos

Teerã, 3 set (EFE).- A Justiça do Irã confirmou em apelação as sentenças de 10 anos de prisão ditadas contra três cidadãos dos Estados Unidos detidos no país e acusados de espionagem, anunciou neste domingo o procurador-geral de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi.

O procurador-geral, citado pela agência de notícias da autoridade judiciária "Mizanoline", explicou que um dos condenados é um cidadão americano que foi sentenciado por "colaborar com governos estrangeiros".

Trata-se de um norte-americano identificado como Xiyue Wang que, segundo Teerã, tentou se infiltrar em 2016 em instituições de investigação para obter informação sigilosa do Irã.

Após a divulgação de sua sentença de prisão em meados de julho, o governo dos EUA exigiu que o Irã libertasse todos os cidadãos americanos "detidos injustamente".

As outras duas pessoas cujas penas foram confirmadas em apelação são cidadãos iranianos que também possuem nacionalidade norte-americana e foram sentenciados por "colaboração com um governo inimigo", indicou o procurador-geral.

Concretamente, Dolatabadi se referiu a Siamak Namazi e seu pai, Baquer Namazi, condenados a 10 anos de prisão em outubro do ano passado.

Vários iranianos com dupla nacionalidade norte-americana, britânica e canadense, entre outras, foram detidos no último ano na república islâmica acusados de espionagem.

As notícias dessas condenações chegam em um momento de grande tensão entre Irã e EUA por causa das sanções impostas por Washington contra Teerã devido a seus programas armamentistas.

Além disso, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o Irã de "patrocinar o terrorismo" e se mostrou contrário ao acordo nuclear assinado entre Teerã e o G5+1 (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia, mais Alemanha) em julho de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos