Merkel vence único debate televisionado contra Schulz, dizem pesquisas

Berlim, 3 set (EFE).- Os levantamentos realizados pelas duas emissoras públicas da televisão da Alemanha - "ARD" e "ZDF" - após o único debate frente a frente entre a chanceler Angela Merkel e seu rival social-democrata Martin Schulz para as eleições de 24 de setembro apontam a líder conservadora como vencedora.

Segundo a pesquisa divulgada ao término do debate pela "ARD", 55% dos entrevistados acharam Merkel mais convincente, contra 35% que preferiram Schulz.

A maioria dos entrevistados estimou que o candidato social-democrata teve um desempenho melhor que o esperado, mas, mesmo assim, Merkel venceu em credibilidade, simpatia, argumentos e competência.

Schulz, por sua vez, só superou a chefe do atual governo em proximidade com o cidadão e agressividade.

O levantamento da "ZDF" também indicou Merkel como vencedora, mas com uma diferença menor, com 32% contra 29% de Schulz, enquanto 39% dos entrevistados não viram diferenças entre ambos.

Para 77% dos entrevistados, Merkel desempenhou "como era esperado", enquanto 51% consideraram que o social-democrata esteve melhor que o previsto.

As últimas pesquisas pré-eleitorais situam o bloco conservador da chanceler - integrado pela União Democrata-Cristã (CDU, sigla em alemão) de Merkel e a União Social-Cristã (CSU) - 14 pontos à frente do Partido Social Democrata (SPD), faltando três semanas para as eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos