Modi renova parte de seu Gabinete a dois anos das eleições na Índia

Nova Délhi, 3 set (EFE).- O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, incluíu neste domingo quatro novos ministros e nove vice-ministros em seu Gabinete em um projeto de moção a menos de dois anos para as eleições gerais na Índia.

A até agora vice-ministra de Comércio, Nirmala Sitharaman, foi renomeada ministra de Defesa, na troca mais destacada e esperada, já que a pasta estava interinamente a cargo do ministro de Finanças, Arun Jaitley.

O ministério esteve sob a responsabilidade de Manohar Parrikar até março, quando renunciou ao cargo para se tornar governador do estado Goa (oeste).

Piyush Goyal, que vinha desempenhando o papel de vice-ministro de Energia assume a pasta de Ferrovias, da qual se despede Suresh Prabhu, e também a de Carvão.

Prabhu, que assumiu a responsabilidade pessoal pelos últimos acidentes ocorridos no país, se encarregará a partir de agora do Ministério de Comércio.

Dharmendra Pradhan será ministro de Petróleo e Gás e também de Desenvolvimento Empresarial, enquanto Mukhtar Abbas Naqvi fica encarregado da pasta de Minorias.

Os novos ministros e vice-ministros juraram o cargo hoje no Palácio Presidencial pouco antes de Modi viajar para a China para assistir à Cúpula dos Brics.

O premiê indiano incluíu membros de diferentes castas em seu Gabinete, mas não representantes do direitista Shiv Sena, o que despertou o mal-estar nessa formação tradicionalmente aliada do BJP e que optou por não mandar nenhuma representação ao ato solene de hoje.

A renovação do Gabinete ocorre após a recente eleição de um novo presidente, Ram Nath Kovind, e várias vitórias eleitorais regionais nos últimos meses do BJP, que já se prepara com visando as eleições de 2019.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos