Neta do imperador Akihito do Japão anuncia noivado com ex-colega de faculdade

Tóquio, 3 set (EFE).- A princesa Mako, neta do imperador Akihito do Japão, anunciou neste domingo oficialmente seu noivado com Kei Komuro, um ex-colega de faculdade, na primeira aparição pública de ambos juntos.

Mako e Komuro, ambos de 25 anos, expressaram sua "grande alegria" com o compromisso e pelo fato de que este tenha recebido a autorização do imperador Akihito, segundo disseram em coletiva de imprensa realizada na residência imperial de Akasaka (Tóquio).

"Senti-me verdadeiramente feliz quando ele me pediu em namoro no final de 2013, e aceitei na hora", disse Mako, enquanto que Komuro afirmou estar consciente da grave "responsabilidade" que representa se casar com a princesa e mostrou o seu desejo de "construir uma família harmoniosa".

Ele Explicaram que são namorados há cerca de cinco anos, e que se conheceram em 2012 durante uma reunião da Universidade Internacional Cristã de Tóquio, da qual ambos eram então alunos, para alunos interessados em programas internacionais.

O noivado do casal foi antecipado pela imprensa japonesa em meados de maio, e o anúncio oficial estava previsto para começo de julho, ainda que a Agência da Casa Imperial tenha decidido adiar o ato devido às chuvas torrenciais que arrasaram o sudoeste do país.

A princesa trabalha como pesquisadora em um museu de Tóquio, enquanto que Komuro, que mora na cidade de Yokohama (sul da capital), é assistente legal em um escritório de advocacia e cursa simultaneamente um mestrado em Direito Empresarial.

Mako é a filha mais velha do príncipe Akishino, segundo filho do imperador e segundo na linha sucessória ao Trono do Crisântemo, depois do príncipe herdeiro Naruhito.

O casamento da neta mais velha do imperador vai diminuir ainda mais a família imperial do Japão, uma instituição envelhecida e cada vez mais escassa.

Este casamento poderia reabrir o debate sobre a lei que rege a casa imperial nipônica desde 1947, que estabelece que as mulheres que nela nascem perdem seu status de realeza ao se casarem, fato que reduziu substancialmente o número de seus integrantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos