Tesouro dos EUA prepara novas sanções a Pyongyang após último teste nuclear

Washington, 3 set (EFE).- O Governo dos EUA está avaliando novas sanções contra a Coreia do Norte após o último teste nuclear realizado pelo regime do líder norte-coreano, Kim Jong-un, segundo afirmou neste domingo o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.

"Podemos fazer muito para isolar o país economicamente, muito mais do que já fizemos", advertiu Mnuchin em uma entrevista à emissora "Fox".

Além disso, o secretário do Tesouro antecipou que planeja elaborar uma lista com novas sanções para a Coreia do Norte e colocá-la à disposição do presidente americano, Donald Trump, para que a estude.

"Falei com o presidente e está claro" que o comportamento da Coreia do Norte "é completamente inaceitável", indicou Mnuchin.

O próprio Trump condenou hoje em sua conta do Twitter o novo teste nuclear da Coreia do Norte, um país ao qual qualificou de "hostil" e "perigoso", e que, segundo sublinhou, se transformou em uma "vergonha" para a China.

"A Coreia do Norte realizou um importante teste nuclear. As suas palavras e ações continuam sendo muito hostis e perigosas para os Estados Unidos", disse Trump.

O regime de Pyongyang é "um estado fora da lei, que se transformou em uma ameaça e uma vergonha para a China, que tenta ajudar, mas com pouco sucesso", acrescentou Trump em outro tweet.

A Coreia do Sul "está se dando conta, tal e como adverti, que as suas conversas para acalmar a Coréia do Norte não funcionam, eles (os norte-coreanos) só entendem uma coisa!", alertou Trump.

Por sua vez, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, explicou em uma breve declaração que Trump manterá uma reunião com sua equipe de segurança nacional durante o dia de hoje para analisar o novo teste nuclear norte-coreano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos