Coreia do Sul e EUA acertam incremento de potência de mísseis

Seul, 4 set (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos acertaram nesta segunda-feira ampliar os limites de capacidade de carga dos mísseis sul-coreanos, uma medida que será tomada para reforçar as defesas de Seul após o último teste nuclear da Coreia do Norte.

Em uma conversa por telefone, os presidentes dos dois países, Moon Jae-in e Donald Trump, decidiram tomar a iniciativa com "objetivo dissuasório" e discutiram novas possíveis ações para resistir à ameaça de Kim Jong-un, informou a presidência da Coreia do Sul em um comunicado divulgado após a ligação.

Seul e Washington encerram dessa forma as discussões iniciadas há várias semanas para eliminar os limites de capacidade de carga impostos aos mísseis sul-coreanos dentro das diretrizes de segurança comum adotadas pelos dois países.

Isso permitirá incrementar o poder destrutivo dos projéteis das forças sul-coreanas após a intensificação do desenvolvimento bélico do país vizinho. Desde o início do ano, a Coreia do Norte testou 14 mísseis balísticos.

Além disso, Pyongyang executou no sábado seu sexto teste atômico na história, o mais potente até o momento, com um artefato termonuclear pequeno o suficiente para ser levado por mísseis intercontinentais, segundo o governo de Kim Jong-un.

Moon e Trump lideraram os pedidos para uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para ampliar ao máximo a pressão sobre Pyongyang após o novo teste e destacaram a necessidade de dar uma resposta militar contundente ao regime norte-coreano.

"Ambos os líderes compartilham a opinião que, neste momento, é necessário aplicar as sanções mais fortes possíveis à Coreia do Norte e acertaram pressionar o Conselho de Segurança da ONU para adotar uma resolução nesse sentido", indicou a nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos