EUA querem votar novas sanções da ONU contra Pyongyang na segunda-feira

Nações Unidas, 4 set (EFE).- Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que distribuirão um projeto de resolução com novas sanções da ONU contra a Coreia do Norte pelos seus testes nucleares e anunciou seu desejo de que o mesmo seja votado na próxima segunda-feira.

O anúncio foi feito pela embaixadora dos EUA perante as Nações Unidas, Nikki Haley, ao término de uma reunião da urgência do Conselho de Segurança após o teste nuclear realizado no domingo pelo regime de Pyongyang.

Haley não precisou o que esse projeto de resolução incluirá, mas ressaltou a necessidade de encerrar as negociações prévias durante esta semana para que o texto possa ser votado na segunda-feira.

A embaixadora americana expressou a urgência de avançar neste tema levando em conta relatórios que mostram que o regime de Pyongyang tem intenção de realizar nas próximas horas um novo teste balístico.

Haley disse que com estas medidas, a Coreia do Norte "está batendo na cara" da comunidade internacional, que vem pedindo ao regime de Pyongyang que cesse os testes nucleares e balísticos que iniciou em 2006.

A possibilidade de aprovação de novas sanções contra a Coreia do Norte foi anunciada por vários embaixadores antes de entrarem na reunião de hoje do Conselho de Segurança, como parte da resposta "firme" perante esse novo cenário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos