Moscou diz que para EUA "é fácil falar de guerra" porque a Coreia está longe

Moscou, 4 set (EFE).- O Kremlin disse nesta segunda-feira que a disputa nuclear na península da Coreia só pode ser resolvida pela via política e afirmou que para os Estados Unidos e outros países afetados da região é fácil falar de guerra.

"Claro que aos países que estão fora da região é mais fácil pronunciar a palavra guerra. Mas os países que estão na mesma região que a Coreia do Norte devem ser mais sábios e equilibrados ao enfrentar este problema que preocupa a todos", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Peskov reagiu assim às declarações no Conselho de Segurança da ONU da embaixadora dos EUA, Nikki Haley, que afirmou que com esse "abuso de mísseis e ameaças nucleares", o regime de Kim Jong-un está pedindo "guerra".

Haley assegurou que uma guerra é "algo que os Estados Unidos não querem", mas apontou que a "paciência" de seu Governo não é ilimitada e que defenderá os aliados e seu território.

No domingo, após confirmar que Pyongyang tinha realizado seu sexto teste nuclear, supostamente com uma bomba de hidrogênio, o chefe do Pentágono, James Mattis, também indicou que haveria uma "grande resposta militar" por parte dos EUA perante ameaças ao país ou aos seus aliados.

Em uma conversa telefônica com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, o governante russo, Vladimir Putin, insistiu hoje que "a resolução desta difícil situação só é possível mediante o reatamento das negociações "entre Pyongyang e a comunidade internacional, segundo um comunicado do Kremlin.

Haley anunciou hoje que distribuirá um projeto de resolução do Conselho de Segurança com novas sanções contra a Coreia do Norte com a intenção de que seja votado na próxima segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos