Palco do G20, Buenos Aires receberá encontro global de prefeitos em 2018

Buenos Aires, 4 set (EFE).- Buenos Aires receberá em 2018 um encontro de prefeitos para debater problemas urbanos com impacto global, batizado como U20, um evento que tem relação com a cúpula do G20, que também será organizado pela capital da Argentina.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira o seminário "Conectando a agenda do G20 desde uma perspectiva urbana", promovido pelo governo municipal de Buenos Aires e pelo Conselho Argentino para as Relações Internacionais (Cari).

"Ser sede do G20 reflete a vocação da Argentina de se reinserir no mundo. É também uma oportunidade para que Buenos Aires lidere um diálogo global sobre os principais problemas que afetam cidades do mundo todo", indicou o secretário-geral e de Relações Intercionais de Buenos Aires, Fernando Straface.

A desigualdade social, a mudança climática e as questões envolvendo empregos e a educação do futuro são alguns desses desafios, segundo Straface.

O secretário-geral afirmou que o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lideram a iniciativa dentro do chamado C40, grupo de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e luta contra a mudança climática.

Fontes do governo de Buenos Aires informaram que cidades como Berlim, Chicago, Madri, Montreal, São Paulo, Los Angeles e Santiago já confirmaram presença no evento.

Rodríguez Larreta e Hidalgo pretendem anunciar oficialmente o U20 em dezembro, durante o segundo aniversário da COP21, na qual foi firmada o Acordo de Paris sobre a Mudança Climática.

"Muitos dos compromissos assumidos pelos países são garantidos depois pela ação das cidades. Por isso é necessário enriquecer a agenda do G20 com essa perspectiva urbana", explicou Straface.

Antes do evento principal, explicou o secretário-geral, Buenos Aires realizará um encontro com 50 prefeitos de todo o país para aprofundar a contribuição da Argentina para a cúpula.

O encontro de hoje, onde foi feito o anúncio do U20, faz parte de uma série de conferências de especialistas do G20, que será presidido em 2018 pela Argentina, palco da cúpula de chefes de Estado e de governo que integram o grupo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos