Washington e Seul planejam posicionar porta-aviões após teste norte-coreano

Seul, 4 set (EFE).- Estados Unidos e Coreia do Sul planejam posicionar um porta-aviões nuclear, vários bombardeiros e outros equipamentos estratégicos na península coreana em resposta ao último teste nuclear da Coreia do Norte, informou nesta segunda-feira o Ministério de Defesa sul-coreano.

O Exército do país realizará além disso este mês manobras com fogo real da qual participarão caças F-15K equipados com mísseis de ar-terra "Taurus", segundo informação do Ministério sul-coreano no seu relatório à Assembleia Nacional (Parlamento), publicada pela agência local "Yonhap".

O anúncio de Seul foi feito poucas horas depois dos exercícios com fogo real realizado pelo país nos quais ensaiou ataques a instalações nucleares norte-coreanas, em resposta ao sexto teste nuclear feito por Pyongyang na véspera.

A Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba atômica mais potente até o momento, um artefato termonuclear que segundo o governo do país pode ser instalado em um míssil intercontinental, o que se for confirmado representaria um importante e perigoso avanço em suas capacidades militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos