Assessor da Casa Branca diz que Trump será "mentiroso" se acabar com o Daca

Washington, 5 set (EFE).- O presidente da Câmara de Comércio Hispânica dos Estados Unidos e também assessor da Casa Branca, Javier Palomarez, afirmou nesta terça-feira que o presidente Donald Trump será mentiroso se encerrar o programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca), que protegeu 800 mil jovens sem documentos da deportação.

"Se ele encerrar o Daca estará mostrando que é um mentiroso", disse Palomarez hoje em entrevista à emissora "CNN".

Americano filho de mexicanos, Palomarez é um dos principais defensores da reforma migratória, que foi promovida por Barack Obama. No início desse ano, ele se uniu à Coalizão de Diversidade de Trump para assessorá-lo em temas de imigração.

Trump e Palomarez já protagonizaram durante a campanha eleitoral uma série de embates por causa do cancelamento do agora presidente de uma participação em um fórum organizado pela Câmara de Comércio Hispânica por não concordar com as condições do evento.

Durante a campanha, Trump prometeu que acabaria com o Daca, mas, depois de eleito, reconheceu que esse era um dos temas mais difíceis com os quais tinha que lidar na Casa Branca e disse que encararia a questão "com o coração", sem dar mais detalhes.

A Câmara de Comércio Hispânica representa mais de 4,2 milhões de empresas hispânicas nos EUA, que contribuem com US$ 668 bilhões para a economia americana a cada ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos