Chefe do Clã do Golfo confirma intenção de render-se à Justiça da Colômbia

Bogotá, 5 set (EFE).- O chefe do Clã do Golfo e narcotraficante mais procurado da Colômbia, Dairo Antonio Úsuga, de codinome "Otoniel", confirmou hoje que o grupo criminoso está negociando com o governo uma rendição à Justiça.

Em um vídeo postado nas suas redes sociais e vestido com uniforme de campanha, "Otoniel" assegurou falar como "comandante geral" das Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), como se autodenominam, e disse que tem uma "vontade firme" de que "na Colômbia se consolide a paz total".

Em seu breve comunicado, "Otoniel" adotou um discurso para tentar dar uma fachada política ao seu movimento, ao assegurar que querem "fazer parte do fim do conflito para chegar ao desarmamento total de todos os grupos armados do país".

As AGC nasceram após a desmobilização das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) em 2006 e se transformaram no grupo criminoso mais procurado do país que mantém a atitude política apenas como fachada para suas atividades de narcotráfico.

Horas antes que o Clã do Golfo publicasse seu vídeo, o presidente Juan Manuel Santos advertiu que "se trataria de uma submissão à justiça, não de uma negociação política que também buscaram".

"Eles receberam a resposta de que não há possibilidade, que não são atores políticos, senão delinquentes", salientou.

Além disso, pediu a "Otoniel" que mostrasse claramente a sua vontade de submeter-se à justiça.

"Em repetidas ocasiões expressamos nossa vontade de alcançar uma saída digna e voluntária para todos os combatentes, acolhendo-nos à justiça colombiana com garantias", respondeu "Otoniel" a esse chamado.

Além disso, apontou que, "uma vez que estejam dadas as condições", estão dispostos a "suspender todas as atividades ilegais da organização".

"Acredito na paz da minha pátria, confio que neste governo se possa construir a paz estável e duradoura por uma Colômbia mãe pátria para todos", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos