Filho de ex-presidente hondurenho é condenado por narcotráfico nos EUA

Nova York, 5 set (EFE).- Fabio Porfirio Lobo, filho do ex-presidente de Honduras, Porfirio Lobo, foi sentenciado nesta terça-feira em um tribunal federal de Nova York a cumprir 24 anos de prisão pelo delito de conspirar para importar cocaína de seu país aos Estados Unidos.

Lobo, de 46 anos, se declarou culpado no último mês maio, após um acordo com a promotoria, de ter conspirado entre 2009 e 2014 para importar e distribuir cinco quilogramas de cocaína nos EUA.

O agora condenado, que enfrentava a possibilidade de pegar prisão perpétua, recebeu sua pena hoje em uma audiência no tribunal federal para o distrito sul de Nova York, em Manhattan, segundo um comunicado da procuradoria federal.

De acordo com a acusação, Lobo, que foi detido no Haiti em maio de 2015 e extraditado a Nova York, tinha chegado a um acordo para ajudar dois supostos narcotraficantes no transporte da droga, que na realidade eram agentes infiltrados da Agência de Combate ao Tráfico de Drogas dos EUA (DEA).

A acusação aponta ainda que Lobo usou sua reputação e a do seu pai, antes que fosse presidente e durante sua presidência, bem como suas conexões políticas, para fazer negociações com Los Cachiros, uma proeminente organização de narcotraficantes de Honduras.

O plano para trazer a droga envolveu policiais hondurenhos, que se encarregariam da logística e proteção, sete dos quais foram indiciados em Nova York por delito de porte de armas e narcotráfico, indicou o comunicado.

Três deles, Mario Mejia Vargas, Carlos José Zavala Velázquez e Víctor López Flores, se entregaram voluntariamente em Manhattan no dia 11 de julho de 2016, se declararam culpados de conspirar para exportar cocaína aos EUA e estão à espera da condenação, segundo detalha o texto.

Além disso, o comunicado acrescenta que Lobo terá que pagar uma multa de US$ 50.000 e renunciar a US$ 266.667, dinheiro que, segundo as autoridades, é produto do narcotráfico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos