Pesquisa indica que 76% dos americanos é contra deportação dos "sonhadores"

Washington, 5 set (EFE).- Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo site "Politico" aponta que 76% dos americanos se opõe à deportação dos 800.000 jovens sem documentos conhecidos como "sonhadores", cuja proteção foi suspensa hoje pelo presidente Donald Trump.

A sondagem, realizada pela empresa Morning Consult, indica que apenas 15% dos consultados se mostra a favor da deportação dos "sonhadores".

Além disso, 58% dos entrevistados está a favor de que os "sonhadores" fiquem nos Estados Unidos e possam obter a nacionalidade, enquanto 18% apoia que recebam apenas a residência.

Os "sonhadores" recebem o apoio maioritário de americanos de todas as ideologias, entre democratas (84%), republicanos (69%) e independentes (74%).

Até mesmo entre os eleitores de Trump, a grande maioria (66%) é contra sua deportação.

A Morning Consult realizou a pesquisa entre 31 de agosto e 1º de setembro com entrevistas com 1.993 eleitores registrados e a margem de erro é de 2%.

Trump anunciou hoje o fim do plano promovido pelo ex-presidente Barack Obama, conhecido como DACA e que protegeu da deportação 800.000 jovens sem documentos, mas a suspensão só será efetivada dentro de seis meses para forçar o Congresso a encontrar uma alternativa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos