Topo

Polícia francesa prende 2 pessoas com explosivos em apartamento de Paris

6.set.2017 - Entre as substâncias detectadas, havia bicos de gás e um fio elétrico - AFP PHOTO / Bertrand GUAY
6.set.2017 - Entre as substâncias detectadas, havia bicos de gás e um fio elétrico Imagem: AFP PHOTO / Bertrand GUAY

Em Paris

06/09/2017 12h03

As autoridades francesas acharam produtos que podem ser utilizados para fabricar explosivos em um apartamento em Villejuif, no sul de Paris, em uma operação antiterrorista na qual foram detidas duas pessoas, confirmaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes judiciais.

O achado provocou a abertura de uma investigação feita pela Promotoria de Paris "por posse, transporte e fabricação de substâncias explosivas" com fins terroristas, acrescentou a fonte.

A polícia interveio devido à chamada de um homem que trabalhava no imóvel para avisar que havia produtos suspeitos dentro de um apartamento.

Entre as substâncias detectadas, havia bicos de gás e um fio elétrico e, segundo a televisão pública "France 2", também foi encontrada acetona e água oxigenada.

Segundo este canal, os dois detidos, cujas identidades não foram reveladas, não estavam fichados.

O ministro de Interior da França, Gerard Collomb, elogiou o "compromisso cidadão" mostrado pelo funcionário que chamou as autoridades e permitiu que as forças da ordem descobrissem os produtos suscetíveis a serem usados na fabricação de explosivos.

A Promotoria encomendou a investigação à seção antiterrorista da brigada criminal de Paris e a direção geral da segurança interior (os serviços segredos franceses).

A França, que segue em estado de emergência e que viveu nos últimos meses ataques jihadistas contra as forças de segurança, sofreu em 2015 e 2016 uma onda de atentados que deixou 239 mortos em ataques como os de Paris em 13 de novembro de 2015, o de Nice em 14 de julho de 2016 e o do revista Charlie Hebdo em janeiro de 2015.