Exame mostra que mulher que pediu exumação de Dalí não é filha do pintor

Barcelona (Espanha), 6 set (EFE).- Exame de DNA realizado na Espanha provou que Pilar Abel não é filha biológica do famoso pintor Salvador Dalí, que teve o corpo exumado após uma decisão judicial publicada no último dia 26 de junho.

As informações foram divulgadas pela Fundação Gala-Salvador Dalí em comunicado. Abel tinha entrado com uma ação de paternidade na Justiça espanhola, na qual alegava ser filha do pintor, que teve uma relação com sua mãe no verão de 1955.

Em 20 de julho, os restos mortais de Dalí foram exumados de um túmulo que ficava dentro do Teatro-Museu de Figueres, no nordeste da Espanha, onde o pintor estava enterrado.

Após comparar as mostras obtidas no túmulo com a saliva de Abel, os especialistas do Instituto Nacional de Toxicologia e Ciência Fornse concluíram que os "resultados obtidos permitem excluir Salvador Dalí como pai biológico de Pilar Abel".

Os resultados foram enviados pelo Tribunal de Primeira Instância de Madri aos advogados da Fundação Gala-Salvador Dalí, que afirmou que a conclusão não supreende.

"Nunca houve nenhum indício de veracidade da pretendida paternidade", disse a instituição no comunicado, considerando que a decisão de ter exumado o corpo do pintor foi "injustificada, inadequada e desproporcional".

Abel entrou com a ação em março de 2015. Após um longo processo, a juíza María del Mar Crespo ordenou no dia 26 de junho que a afirmação fosse comprovada.

"Se coloca em evidência a total improcedência e a inutilidade dos custos e prejuízos de todo tipo que ocasionou. Nos alegramos de terem colocado fim a uma polêmica absurda e artificial, assim como de podermos nos focar novamente à gestão do extraordinário legado artístico e da figura de Salvador Dalí", indicou a fundação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos