Furacão Irma toca terra no Caribe

San Juan, 6 set (EFE).- O furacão Irma, de categoria 5, chegou na madrugada desta quarta-feira ao Caribe, onde às 2h local (3h, em Brasília) tocou terra em Antígua e Barbuda.

Em sua passagem pela ilha de Antígua, os danos foram menores do que o esperado, apesar dos fortes ventos e chuvas, conforme a imprensa local.

No entanto, na ilha de Barbuda, a rede elétrica foi seriamente afetada e a estação de polícia local ficou parcialmente destruída, bem como numerosas moradias, informou o Escritório Nacional de Desastres em comunicado.

O dano maior foi registrado no norte da ilha, mas não foi avaliado.

Por volta das 5h local (6h, em Brasília) Irma deixou a ilha, de cerca de 2 mil habitantes, para se dirigir a Saint Martin.

O já considerado furacão mais potente do oceano Atlântico causou importantes danos em tal ilha, onde vários habitantes relataram aos meios locais que há fortes inundações e durante sua passagem "choviam telhados e coisas de todos os tipo como troncos e mobília urbana".

Em Saint Martin, foram medidos ventos de até 295 km/h.

Segundo o provável padrão de trajetória traçada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), após atravessar as Pequenas Antilhas, Irma passará perto do norte de Porto Rico dentro de algumas horas, na meia noite local.

Uma vez que deixar Porto Rico, Irma passará provavelmente pelo norte da República Dominicana, Bahamas, norte de Cuba e alcançará a Flórida no final de semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos