Olho de furacão Irma está a 144 quilômetros da capital de Porto Rico

San Juan, 6 set (EFE).- O olho do furacão Irma avança pelo Caribe e já está a 144 quilômetros de San Juan, capital de Porto Rico, que sofre com os fortes ventos trazidos pelo fenômeno climático.

De acordo Serviço Nacional de Meteorologia de Porto Rico (SNM), cerca de 20 das 78 cidades do país sofrem risco de ficar inundadas.

O olho do furacão está a 41 quilômetros da Ilha de Cobra, o primeiro lugar que deve ser atingido pelo Irma em Porto Rico. No entanto, os ventos já causaram fortes danos em localidades como Caguas, na região central, onde um outdoor caiu sobre um carro. Em Toa Alta, vários postes e semáforos foram derrubados.

Na Ilha de Cobra, os ventos já chegam a 193 km/h, com rajadas de até 233 km/h. Em cidades como Fajardo e Luquillo, no leste de Porto Rico, além de San Juan, o SNM registrou ventanias e grandes ondas.

Por causa do Irma, cerca de 700 pessoas buscaram refúgios nas escolas habilitadas pelo governo durante a passagem do furacão.

O Irma deixou um rastro de prejuízos na madrugada em Antígua e Barbuda, Tortola e Saint Martin, onde o aeroporto ficou praticamente destruído. Vários prédios considerados resistentes também não aguentaram a força dos ventos e desabaram.

As imagens divulgadas pela imprensa local mostram veículos sendo arrastados em ruas completamente inundadas em Saint Martin, que tem cerca de 70 mil habitantes.

Na vizinha Saint Barth, os bombeiros tiveram que se proteger no primeiro andar de sua própria sede porque a inundação ficou acima de um metro. As informações até o momento é de que muitas casas foram danificadas, com telhados arrancados. Há também um blecaute geral por causa do colapso do sistema elétrico.

Antígua e Barbuda foi uma das ilhas que primeiro sofreu a força do furacão Irma. Os relatórios iniciais indicam que os danos foram menores do que o esperado. Não há ainda informações sobre mortos ou feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos