Olho do furacão "Irma" se desloca ao norte de Porto Rico

(Atualiza com último boletim do NHC).

Miami (EUA), 6 set (EFE).- O olho de "Irma", o furacão mais forte registrado até agora no Atlântico, está se deslocando ao norte de Porto Rico, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O centro do furacão se encontra cerca de 80 quilômetros ao norte de San Juan, capital de Porto Rico, afirmou o NHC, com sede em Miami, em seu boletim das 20h (horário local, 21h de Brasília).

O furacão continua avançando com ventos máximos constantes de 295 km/h, com sequências superiores, e se desloca para o oeste-noroeste com uma velocidade de translação de 26 km/h.

O NHC prevê que o olho de "Irma" continuará esta noite seu caminho ao norte de Porto Rico, passará amanhã perto da ilha La Española, e estará na noite de quinta-feira perto de Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.

"Irma", que segundo o NHC é o furacão mais intenso já formado nas águas do Atlântico, chegou esta madrugada ao Caribe, onde impactou Antígua e Barbuda, onde os danos foram menores que o esperado, apesar dos fortes ventos e intensas precipitações que provocou.

Segundo um provável padrão de trajetória traçada pelo NHC, o "extremamente perigoso" vórtice de "Irma" passará perto ou justo ao norte de Porto Rico esta tarde e noite e perto ou sobre a costa norte da República Dominicana na quinta-feira.

Após passar pela República Dominicana seguirá para as Bahamas, para o norte de Cuba e chegará à Flórida no final da semana.

Ainda que esperem algumas oscilações, os meteorologistas preveem que "Irma" se mantenha em categoria 4 ou 5 nas próximas 48 horas e ocasione acúmulos de chuva de entre 20 e 30 centímetros, com máximas isoladas de 45 centímetros nas ilhas de Sotavento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos