Presidente polonês visita Astana para aumentar cooperação com Cazaquistão

(Corrige título)

Astana, 6 set (EFE).- O presidente da Polônia, Andrzej Duda, chegou nesta quarta-feira à capital do Cazaquistão, Astana, onde se reuniu com seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev, para discutir as perspectivas de cooperação com o país.

"O Cazaquistão é a ponte confiável para que a Polônia entre os mercados da Ásia Central", disse Nazarbayev durante uma reunião com Duda no palácio presidencial.

O governante cazaque apontou que o clima de investimento do Cazaquistão foi reconhecido como "o mais favorável" e lembrou a abertura do Centro Financeiro Internacional Astana, que estará em funcionamento após o encerramento da Expo 2017.

"Muitas instituições financeiras internacionais aceitaram trabalhar neste centro e convidamos a Polônia. O Cazaquistão é um parceiro fundamental para a Polônia na região, um trampolim confiável para sua entrada nos mercados da Ásia Central", disse Nazarbayev.

O líder cazaque lembrou a abertura do voo direto que conecta Varsóvia e Astana e a introdução de um regime de isenção de vistos para os cidadãos poloneses desde 2017, um passo que, segundo Duda, facilitou o estabelecimento de contatos comerciais.

Segundo o presidente cazaque, dez novas empresas com participação de capital polonês entraram no Cazaquistão durante o ano passado e atualmente 213 empresas com capital polonês estão registradas no Cazaquistão.

"A Polônia também está disposta a apoiar o regime de isenção de vistos para os empresários e turistas cazaques. Podem estar seguros do apoio do nosso estado", acrescentou Duda.

Ambos governantes participaram no fórum empresarial cazaque-polonês.

Por sua vez, o vice-ministro de Desenvolvimento polaco, Tadeusz Koscinski, e o ministro de Economia cazaque, Timur Suleimenov, assinaram um acordo de cooperação econômica entre os países.

Além disso, o ministro de Meio Ambiente polaco, Khan Szyszko, e o ministro de Energia cazaque, Kanat Bozumbayev, assinaram a Carta para o Programa de Associação "Pontes Verdes", que favorece os projetos de ambos Estados sobre tecnologia verde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos