Princípe Henrik da Dinamarca é diagnosticado com demência

Copenhague, 6 set (EFE).- O príncipe Henrik, marido da rainha Margrethe II , foi diagnosticado com demência, informou nesta quarta-feira a Casa Real da Dinamarca.

"Após um longo acompanhamento e de uma série de exames médicos realizados no fim de agosto, os especialistas do Hospital do Reino concluíram que vossa alteza real sofre de demência", indicou a Casa Real da Dinamarca em nota publicada hoje.

Nascido na França e com 83 anos, Henrik tinha causado polêmica no último mês, ao anunciar que não seria enterrado com a esposa porque ela ignorou seu desejo de ser rei consorte, uma velha reivindicação que nunca tinha sido expressada de maneira tão dura por ele.

"O diagnóstico mostra um enfraquecimento nas funções cognitivas maior do que poderia se esperar em uma pessoa da sua idade e que pode causar mudanças na forma de ser, de reagir, de julgar, e na vida sentimental, influenciando no modo de se relacionar com o mundo", indicou o comunicado.

A doença reduzirá ainda mais as atividades públicas do príncipe Henrik, que já tinha diminuído após ele ter se aposentado em 2016.

"O desejo da rainha e da família real é que o príncipa tenha a tranquilidade que a situação exige", concluiu a nota.

O príncipe surpreendeu há um mês quando declarou que romperia com uma tradição de ser enterrado ao lado dos demais monarcas e seus cônjuges na catedral de Roskilde, no leste da Dinamarca.

O motivo, confirmado pela Casa Real, era sua conhecida insatisfação com o papel que lhe foi atribuído. Em uma entrevista, Henrik chegou a dizer que a esposa o considerava um "tonto".

"Se quiser que eu seja enterrado com ela, deve me fazer rei consorte. Ponto. Dê-me igualdade", disse Henrik na época.

A Casa Real da Dinamarca não reagiu oficialmente à polêmica, mas o príncipe herdeiro Frederik admitiu em público que ficou "muito triste" com a decisão do pai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos