Furacão Irma causa 3 mortes em Porto Rico

San Juan, 7 set (EFE).- O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, informou nesta quinta-feira que três pessoas morreram em casos relacionados com as más condições climáticas causadas pela passagem do furacão Irma pela ilha, que também sofreu muitas quedas de árvores e postes.

Em seu primeiro pronunciamento após a passagem de Irma pelo noroeste da ilha, Rosselló alertou que, embora tenha sido suspenso o aviso de furacão por parte do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), ainda haverá fortes chuvas, o que pode provocar enchentes e outras situações de perigo.

Uma das pessoas que morreram era uma moradora de Camuy que sofreu uma descarga elétrica em casa. Em Manatí, outra mulher morreu no hospital onde estava internada depois de sofrer uma queda enquanto era levada para um refúgio. A terceira morte aconteceu em um hospital do município de Canóvanas, e foi a de um homem que sofreu um acidente de trânsito em meio às más condições climáticas.

Segundo o governador, 1.093.643 locais como residências e estabelecimentos comerciais estão sem eletricidade, o que representa quase 70% dos clientes do serviço de energia. Além disso, 221.214 clientes do serviço de água (18% do total) tiveram o fornecimento cortado.

Rosselló também advertiu que o solo está saturado, o que pode gerar deslizamentos e transbordamentos em rios.

O Serviço Nacional de Meteorologia (SNM) estimou de 200 a 300 milímetros de chuva nas áreas montanhosas do leste, e até 200 milímetros ao longo do rio Grande de Manatí.

Em um relatório preliminar, o diretor da Agência Estatal para a Gestão de Emergências e Desastres (AEMEAD na sigla em espanhol), Abner Gómez, informou que as cidades mais afetadas foram Utuado, no centro da ilha, e Fajardo e Culebra, no leste.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos