Maduro participará de cúpula de países islâmicos no Cazaquistão

Caracas, 7 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira que participará nos "próximos dias" de uma cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) no Cazaquistão, na qual se reunirá com representantes de países produtores de petróleo.

"Terei reuniões bilaterais com os mais importantes países produtores da Opep e de fora da Opep para apresentar a fórmula de administração do mercado novo que a Venezuela delineia para estabilizar e melhorar os preços do nosso petróleo, melhorar os preços do gás internacional, a preços sustentados", disse Maduro.

O presidente venezuelano fez este anúncio durante um discurso sobre economia perante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), na qual se referiu à ruptura "do modelo petroleiro" como uma das razões da grave crise econômica e humanitária que assola a Venezuela.

A OCI está integrada por 57 países e realizará nos dias 10 e 11 de setembro na capital do Cazaquistão, Astana, sua primeira reunião de chefes de Estado sobre ciência e tecnologia.

Em outubro do ano passado Maduro realizou uma excursão "relâmpago" por países-membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores não pertencentes ao bloco para estabilizar o mercado petroleiro e promover o aumento dos preços.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos