Presidente do Kosovo convoca ex-líder guerrilheiro para ser primeiro-ministro

Zagreb, 7 set (EFE).- O ex-comandante guerrilheiro Ramush Haradinaj recebeu nesta quinta-feira a incumbência do presidente de Kosovo, Hashim Thaci, de formar um novo gabinete no país, que será submetido no sábado ao voto do Parlamento, segundo informou o jornal "Koha Ditore" em seu site.

A nova coalizão PAN, de centro-direita, formada por quatro partidos, entre eles três com vínculos com a antiga guerrilha, conta com 63 das 120 cadeiras na Assembleia.

O Kosovo, uma ex-província sérvia, habitada por uma maioria albanesa e independente desde o ano 2008, realizou eleições antecipadas em 11 de junho.

Estas terminaram com a vitória da coalizão nacionalista formada pelos partidos PDK, AAK e Nisma, que no entanto só tem um total de 39 cadeiras.

Nesta semana, o partido AKR, do empresário Behgjet Pacolli, decidiu se unir à coalizão para proporcionar a maioria necessária, a mudança de quatro carteiras ministeriais.

O novo governo conta, além disso, com o apoio da lista da minoria sérvias de Kosovo.

Com esta nova maioria, o líder do partido PDK, Kadri Veseli, foi escolhido hoje como presidente do Parlamento.

Haradinaj assumirá a chefia do Governo pela segunda vez, após tê-la ostentado durante 100 dias em 2004, antes de renunciar perante as acusações de supostos crimes de guerra.

O futuro premiê, de 49 anos de idade, é um antigo comandante da guerrilha do Exército de Liberdade de Kosovo (UÇK), que segue gozando de grande popularidade no país.

Apesar de Haradinaj ter sido absolvido pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, a justiça sérvia segue buscando sua detenção.

Em janeiro deste ano, o político foi detido na França por uma ordem de busca e captura emitida pela Sérvia, mas foi finalmente libertado e pôde voltar ao Kosovo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos