Putin e Abe estão decididos a assinar tratado de paz durante seus mandatos

Moscou, 7 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se mostraram nesta quinta-feira decididos a assinar um tratado de paz entre os países durante seus respectivos mandatos, pendente desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Assim confirmaram ambos após a reunião que tiveram hoje em Vladivostok, no extremo leste da Rússia.

"O mais importante para as relações russo-japonesas é a assinatura do tratado de paz. Desta vez chegamos à determinação de que serão nossas mãos que vão assinar esse tratado", disse Abe na coletiva de imprensa realizada após o encontro.

"Em um ano tivemos avanços que não conseguimos em 70 anos. Se seguirmos dando passos durante outro ano e depois outro, tenho certeza de que veremos um futuro brilhante para as relações russo-japonesas", disse Abe durante seu discurso no III Fórum Econômico do Oriente que é realizado em Vladivostok.

O primeiro-ministro voltou a se dirigir a Putin. "Devemos colocar um ponto final a esta situação anormal na qual seguimos sem ter um tratado de paz. Vladimir, devemos cumprir nós dois com este dever".

Moscou e Tóquio estão há mais de sete décadas sem assinar o tratado de paz após o conflito armado entre ambos durante a Segunda Guerra Mundial devido à disputa territorial pelas ilhas Curilas, arrebatadas do Japão pela União Soviética.

Em dezembro de 2016, Putin viajou para Japão e os dois líderes se comprometeram a avançar na solução da disputa.

Como primeiro passo, acordaram o desenvolvimento de atividades econômicas conjuntas nas quatro Curilas do Sul - reclamadas por Tóquio - nas áreas de pesca, turismo, saúde e meio ambiente, bem como flexibilizar os vistos para que os vários milhares de antigos residentes nipônicos destas ilhas possam visitá-las.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos