Santos agradece ao papa por promover a reconciliação entre os colombianos

Bogotá, 7 set (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, agradeceu nesta quinta-feira ao papa Francisco por estimular o país que dê "o primeiro passo" para a reconciliação para que haja uma verdadeira paz entre os seus compatriotas.

"De nada vale silenciar os fuzis se continuarmos armados nos nossos corações. De nada vale acabar uma guerra se ainda nos vemos uns aos outros como inimigos", disse o governante na cerimônia de boas-vindas ao papa na Casa de Nariño, sede do Governo.

"Por isso é necessária a reconciliação, porque por mais de meio século nos resignamos à violência em nosso solo, e as suas cinzas de rancor, de dor, de vingança, ainda são brasas tórridas que devemos apagar", segundo o presidente colombiano.

"Queremos dar com seu apoio o primeiro passo. Queremos nos reconciliar, queremos nos reconhecer nas diferenças e aceitar o outro, não como uma carga, senão como um dom, um dom de vida!", disse o presidente colombiano e Prêmio Nobel da Paz.

A busca da reconciliação após a assinatura do acordo de paz com as Farc é o eixo da visita do papa, que tem como lema "Demos o primeiro passo", frase à qual Santos se referiu.

"Milhares de vidas foram salvas e milhares de vítimas evitadas com a assinatura da paz, mas nos falta dar esse passo renovador, esse primeiro passo que é o mais importante de todos: o passo para a reconciliação", acrescentou o chefe de Governo colombiano.

"Acreditamos que sua visita vai abrir o coração e as mentes dos colombianos para a paz que vem de Deus e habita na alma dos homens. Essa paz que agora estamos construindo", continuou Santos.

O presidente disse que a Colômbia precisa "vencer os ódios com a força maravilhosa do amor "e seu cidadão" ser capaz de perdoar e de pedir perdão".

Santos, que qualificou o momento como "único da história do país", também defendeu que essa reconciliação abranja o meio ambiente: "Também é um irmão nosso, nossa casa comum".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos