Senado dos EUA aprova ajuda de US$ 15,25 bilhões por furacão Harvey

Washington, 7 set (EFE).- O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira um pacote de assistência financeira no valor de US$ 15,25 bilhões para as vítimas do furacão Harvey no Texas e na Louisiana, medida ligada a uma emenda para elevar o limite máximo da dívida pública por mais três meses.

A proposta, que representa quase o dobro da quantia aprovada anteriormente nesta semana pela Câmara dos Representantes, recebeu 80 votos a favor e 17 contra.

A lei retornará agora à câmara baixa do Congresso americano, onde deverá ser ratificada antes de ser enviada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ser sancionada.

Os legisladores querem que a votação na Câmara dos Representantes ocorra na sexta-feira para que possa ser imediatamente assinada pelo presidente e os recursos comecem a ser distribuídos.

O furacão Harvey, que atingiu o sul do Texas e a Louisiana na semana passada, deixou mais de 60 mortos e mais de 30 mil deslocados.

Este pacote de assistência federal é resultado do acordo alcançado por Trump com os líderes da oposição democrata no Congresso, Nancy Pelosi e Chuck Schumer, frente à proposta de seu próprio partido de chegar a um acordo para elevar o limite máximo de endividamento federal a mais longo prazo.

O prazo para aprovar um novo teto da dívida e financiar o governo para o próximo ano fiscal, que começa em 1º de outubro, vence no final deste mês, mas após este anúncio os legisladores terão tempo até dezembro para fechar um acordo de longo prazo e maior alcance. EFE

afs/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos