Sobe para 8,4 graus de magnitude terremoto que atingiu o México

México, 8 set (EFE).- O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México elevou, nesta sexta-feira, para 8,4 graus de magnitude o terremoto registrado no final da noite de ontem no México, cujo epicentro aconteceu em Chiapas, e foi sentido violentamente tanto na Cidade do México, como alguns países vizinhos.

Com epicentro a 137 quilômetros ao sudoeste de Tonalá, no estado de Chiapas, o tremor provocou cortes de energia elétrica na capital, onde o alerta sísmico foi ouvido, e as ambulâncias logo começaram a percorrer as ruas da região.

Miguel Ángel Mancera, chefe do Governo da Cidade do México, informou em declarações à emissora "Televisa" que foi ativado o protocolo diante de terremoto e que a energia elétrica em alguns pontos da cidade está sendo restabelecida.

O serviço de Metrô e o Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM) funcionam normalmente e não há danos em hospitais.

Inicialmente, o SMN tinha divulgado que o terremoto havia sido de magnitude 8,1, posteriormente, desceu para 8, nas em seu recente relaório, às 00h44 (hora local), o estabeleceu em 8,4.

Até o momento, aconteceram duas réplicas de consideração, de 6,1 e 5,8, a 72 quilômetros ao sudeste de Salina Cruz (Oaxaca) e a 121 quilômetros ao sudeste da mesma localidade.

"Os protocolos da Defesa Civil, incluindo o Comitê Nacional de Emergências, estão ativos em resposta ao terremoto de 8.0 de intensidade", escreveu o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em uma mensagem no Twitter.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

O terremoto aconteceu dias antes do aniversário do tremor ocorrido em 19 de setembro de 1985, que deixou milhares de mortos na capital mexicana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos