Terremoto de magnitude 8 na escala Richter atinge Cidade do México

  • Pedro Pardo/AFP

    Mexicanos abandonaram construções após o tremor

    Mexicanos abandonaram construções após o tremor

Um forte terremoto de magnitude 8 na escala Richter atingiu, na noite de quinta-feira, a costa de Chiapas (México) e foi sentido violentamente na Cidade do México e na Guatemala, confirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês).

O tremor ocorreu a 33 quilômetros de profundidade e o epicentro do sismo ficou 119 quilômetros ao sul-sudoeste de Três Picos (México).

De acordo com informações do Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México, o terremoto, que teve a origem a 137 quilômetros a sudoeste de Tonalá, no estado de Chiapas, aconteceu às 23h49 (hora local).

Até o momento, não há informações de danos ou vítimas, mas o tremor provocou cortes de energia elétrica na capital, onde o alerta sísmico foi ouvido, e imediatamente começaram a ouvir ambulâncias.

"Os protocolos da Defesa Civil, incluindo o Comitê Nacional de Emergências, estão ativos em resposta ao terremoto de 8.0 de intensidade", escreveu o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em uma mensagem no Twitter.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Já o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala afirmou que o tremor sentido no país foi de magnitude de 7,3 graus.

Segundo diversos meios de comunicação da Guatemala, o tremor foi sentido em vários departamentos do país, onde até agora não há informações de vítimas ou danos materiais.

O terremoto aconteceu dias antes do aniversário do tremor ocorrido em 19 de setembro de 1985, que deixou milhares de mortos na capital mexicana.

Veja as cenas de destruição no México após forte terremoto

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos