Ultradireitistas lançam tomates em carro que levava Merkel a ato eleitoral

Berlim, 8 set (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, foi novamente recebida nesta sexta-feira com assobios por manifestantes ultradireitistas, que lançaram vários tomates contra o carro que a levava a um ato eleitoral em Wolgast, cidade do leste da Alemanha onde os radicais são uma força emergente.

Os manifestantes se reuniram na entrada do pavilhão onde havia sido programado o ato e reproduziram os gritos de "Hau ab" ("Cai fora", em alemão) e outras hostilidades que também foram escutadas em outros eventos eleitorais, como o de quarta-feira passada em Torgau (leste).

Um dia antes, em Heidelberg, no sul do país, um espectador lançou vários tomates contra a chanceler, e um deles sujou a roupa de Merkel.

Wolgast é uma cidade de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o estado federado onde a chanceler passou a infância e onde tem o seu distrito eleitoral.

A ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) é uma força em alta nessa região, onde mobiliza os simpatizantes para se unirem aos seus protestos.

Até agora, a maioria dos atos de Merkel foram realizados ao ar livre, mas a direção do CDU decidiu transferir o de Wolgast para um pavilhão fechado.

Os protestos contra Merkel aumentaram nesta fase da campanha para as eleições gerais de 24 de setembro. A líder da União Democrata-Cristã (CDU) tenta a reeleição para um quarto mandato e é a clara favorita.

Em entrevista divulgada nesta semana, a líder do CDU e chanceler ressaltou que o direito de reunião é um pilar da liberdade e assegurou que seguirá com os seus atos de campanha em lugares onde não é recibida "gentilmente".

"Muitas pessoas que não participam desses assobios e gritos precisam de incentivo para continuar mostrando coragem civil e para enfrentar o ódio", manifestou em entrevista ao "RedaktionsNetzwerk Deutschland".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos