Cuba confirma que furacão Irma tocou a terra na Ilha Romana

Havana, 9 set (EFE).- O furacão Irma, que recuperou a categoria 5, tocou a terra em Cuba com ventos superiores a 260km/h, na Ilha Romana, situado na costa norte da província de Camaguey, confirmou o Instituto de Meteorologia da ilha (Insmet) em seu último boletim.

O Irma tocou território cubano por volta das 21h (hora local) de sexta-feira, e avança para o oeste pela costa norte de Cuba e diminuiu sua velocidade para 15km/h, aumentando a possibilidade de causar estragos na ilha.

De acordo com o Insmet, nas próximas horas os ventos soprarão com força de furacão, da ordem de 160 e 190km/h, nas regiões do centro da ilha durante a madrugada; e com força de tempestade tropical, entre 75 e 90km/h, na metade oriental, que já sofreu o choque do Irma.

Na tarde de sábado, diminuirá a intensidade do vento na região leste e aumentará gradualmente em direção oeste para as províncias de Matanzas, Mayabeque e Havana, com ventos entre 60 e 85km/h, com rajadas mais altas.

Haverá fortes ondas em todos os litorais, com inundações costeiras em áreas baixas em ambas costas da região central, estendendo para a costa norte ocidental a partir da noite, afirmou o Insmet.

Em Havana, onde o flagelo do Irma será menos intenso, se esperam inundações costeiras no sábado à tarde no seu famoso Malecón, que poderiam avançar entre 200 e 500 metros terra adentro.

Por enquanto, Cuba mantém 11 das suas 15 províncias - algumas três-quartos do seu território - em estado de alarme; três em alerta e uma fase informativa, situação que pode mudar ao longo do dia.

Mais de um milhão de pessoas foram evacuadas dos seus lares em toda a ilha, sendo que 77% delas estão abrigadas em casas mais seguras de amigos e parentes, embora instituições públicas, como escolas, também estejam servindo como refúgio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos