Cuba estende fase de alarme a quase todo seu território, inclusive Havana

Havana, 9 set (EFE).- Cuba estendeu neste sábado a fase de alarme a quase todo seu território - 14 das suas 15 províncias - ao elevar de alerta a alarme a situação em Mayabeque, Havana e Artemisa pela proximidade do furacão "Irma", que já castigou toda a metade oriental da ilha.

O Estado Maior da Defesa Civil informou em seu boletim mais recente que também foi decretada a fase de alerta para Pinar del Río, a província mais ocidental da ilha, e entra em fase informativa o município especial de Isla de la Juventud, ao sudoeste de Cuba.

Segundo as últimas informações do Instituto de Meteorologia de Cuba, o "intenso furacão" castiga a metade norte das províncias centrais como um furacão categoria 4 da escala Saffir-Simpson.

"Irma" provoca ventos máximos constantes de 250 quilômetros por hora, com sequências superiores, e avança ao oeste-noroeste a uma velocidade de translação de 19 quilômetros por hora.

Ainda nesta tarde começarão as inundações costeiras nas províncias ocidentais de Havana, Mayabeque e Matanzas, declaradas hoje em estado de alarme, onde se esperam ondas de cinco metros e a água pode penetrar até 200 ou 500 metros terra adentro.

Às 8h (horário local, 9h de Brasília), o olho de "Irma" estava 135 quilômetros ao leste de Caibarién, em Cuba, e 440 ao sul-sudeste de Miami.

Segundo o último boletim do NHC, com sede em Miami, "Irma" poderia girar para o noroeste no final do dia de hoje. Desta forma, o olho do furacão se moveria perto da costa norte de Cuba ao longo do dia de hoje, chegaria às ilhotas da Flórida no domingo de manhã e depois à costa sudoeste desta península no domingo à tarde.

"Irma", o furacão mais poderoso já registrado no Atlântico, deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de Saint Martin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos