Furacão "Irma" cai para categoria 3, mas recuperará força rumo aos EUA

Miami, 9 set (EFE).- O furacão "Irma" caiu neste sábado para a categoria 3 após tocar terra na noite de ontem na costa norte de Cuba, mas se fortalecerá de novo em seu caminho para a Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Às 11h (horário local, 12h de Brasília), os ventos máximos constantes de "Irma" eram de 205 quilômetros por hora, 10 a menos que no relatório anterior (9h), enquanto se move rumo ao oeste a 15 quilômetros por hora.

No entanto, os meteorologistas do NHC preveem que "Irma" se fortaleça assim que se afastar de Cuba, razão pela qual se espera que siga sendo um "poderoso furacão à medida que se aproxime da Flórida".

No momento da divulgação do relatório meteorológico, o olho de "Irma" estava 145 quilômetros ao leste-sudeste da turística cidade cubana de Varadero e 440 quilômetros ao sudeste de Cayo Hueso, no extremo sul da Flórida.

O NHC, com sede em Miami, estima que "Irma" se moverá para o oeste ao longo da costa norte de Cuba nas próximas horas, mas preveem que gire para o norte-noroeste no domingo.

Os meteorologistas projetam que o furacão toque terra neste domingo nas ilhotas e na costa oeste da Flórida, razão pela qual afetaria menos que o inicialmente previsto populosos condados da costa leste como Miami-Dade, Broward e Palm Beach, onde o presidente Donald Trump tem sua "Casa Branca de inverno".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos