Furacão Irma gera fortes tornados no sul da Flórida

Miami (EUA), 9 set (EFE).- O poderoso furacão Irma está gerando fortes tornados no sul da Flórida enquanto o seu olho se aproxima dos cayos (ilhotas arenosas), no extremo sul do estado, onde chegará no domingo pela manhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na silga em inglês) dos Estados Unidos.

Segundo meios locais, vários tornados foram vistos no sul da Flórida e pelo menos um deles teria tocado terra em Oakland Park, 55 quilômetros a norte de Miami.

O NHC já o tinha advertido no seu boletim de 0h GMT (21h em Brasília) deste sábado: "É possível que aconteçam alguns tornados esta tarde e noite sobre o sul da Flórida, que poderiam se estender ao centro do estado no domingo".

O furacão Irma, atualmente de categoria 3, apresentava a essa hora ventos máximos sustentados de 195 km/h e encontrava-se a 45 quilômetros de Varadero (Cuba) e a 175 quilômetros a sudeste de Cayo Hueso.

O ciclone, que causou a morte de pelo menos 25 pessoas em sua passagem pelo Caribe, se desloca para oeste-noroeste a 11 km/h.

Segundo um provável padrão de trajetória, o centro do Irma continuará o seu movimento perto da costa norte de Cuba durante algumas horas mais, e "deveria estar perto dos cayos da Flórida no domingo pela manhã", ressaltou o NHC.

Espera-se que o ciclone se mova ao longo ou perto da costa sudoeste da Flórida no domingo à tarde". Desta forma, os condados mais populosos do estado, Miami-Dade, Broward e Palm Beach se livrariam dos piores efeitos do Irma.

Um avião caça-furacões da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) que voou sobre o Irma detectou que a intensidade do fenômeno meteorológico era de ventos de 195 km/h, com sequências mais fortes.

Apesar disso, os especialistas do NHC preveem que o Irma se fortalecerá de novo "assim que se afastar de Cuba e permanecerá como um poderoso furacão enquanto se aproxima da Flórida".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos