Furacão Irma toca a terra no norte de Cuba como categoria 5

Washington, 8 set (EFE).- O olho do furacão Irma, fortalecido para categoria 5, a máxima, tocou a terra na ilha de Camaguey, no norte de Cuba, nesta sexta-feira, com ventos máximos de até 260km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Por volta das 23h (hora local), o olho do Irma estava localizado a 190 quilômetros de Caibarién (Villa Clara) e avançava em direção ao oeste a uma velocidade de 20km/h.

O Irma recuperou a categoria de intensidade 5, máxima na escala Saffir-Simpson, após ter perdido alguma força ao longo do dia, se mantendo como furacão categoria 4.

De acordo com o CNH, o Irma seguirá em direção ao oeste pela costa norte de Cuba, onde obrigou a retirada de mais de um milhão de pessoas, até fazer um giro para o noroeste neste sábado à noite, em direção à Flórida, nos Estados Unidos.

O furacão chegará nas pequenas ilhas do sul da Flórida no domingo pela manhã e a costa sudeste do estado.

"Algumas oscilações de intensidade são prováveis durante os próximas dias, mas o Irma deve continuar sendo um furacão poderoso à medida que se aproxime da Flórida", disse o CNH.

Este furacão, o mais poderoso já registrado no Atlântico, deixou pelo menos 18 mortos em sua passagem pelas Pequenas Antilhas e Porto Rico e destruiu a ilha de Barbuda e a parte francesa de San Martín. EFE

at/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos