Governo dos EUA adverte que não há local seguro em Florida Keys

Washington, 9 set (EFE).- A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) dos Estados Unidos advertiu neste sábado que nenhum lugar em Florida Keys está é seguro perante o potente furacão Irma.

"Estão por sua conta até que possamos chegar ali e seja seguro para as nossas equipes apoiar os esforços locais e estaduais", disse hoje à "CNN" o diretor da Fema, Brock Long, na sede da agência em Washington.

"A mensagem foi clara, Florida Keys serão atingidos, não há nenhuma área segura, e quem não cumprir a evacuação estará por conta própria", advertiu.

Long quis deixar claro à população que suas equipes "não vão estar ali até que passe a tempestade".

"Precisamos estar seguros de que as estradas estão espaçosas, é preciso poder usar caminhões para levar as coisas até lá", explicou.

"E por isso pedimos à população que esteja preparada para três dias. E, com sorte, nestes fatos históricos, os cidadãos começarão a encarar estas medidas de preparação seriamente", acrescentou.

Long estimou, por outro lado, que "milhões de pessoas" podem ficar sem eletricidade em várias áreas da Flórida durante "semanas".

Perguntado por um número mais específico, indicou que "algumas estimativas apontam que serão cinco milhões de pessoas".

Por sua vez, o presidente americano, Donald Trump, lembrou hoje o "enorme poder destrutivo" de Irma e pediu à população que saia de sua trajetória seguindo as instruções das autoridades.

"Esta é uma tempestade de um enorme poder destrutivo e peço a todos os que estão na trajetória da tempestade que sigam todas as instruções dos funcionários do governo", disse Trump.

Os ventos com força de furacão já são sentidos em Florida Keys, onde Irma deve chegar no domingo pela manhã, e no sul da península da Flórida, onde o ciclone pode tocar terra nesse mesmo dia durante a tarde ou à noite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos