"José", de categoria 4, continua se debilitando em seu avanço pelas Antilhas

Miami, 9 set (EFE).- O furacão "José", de categoria 4, continua seu avanço pelo Caribe a 20 quilômetros por hora pela mesma rota traçada por "Irma", ainda que se preveja que seu progressivo enfraquecimento continue durante os próximos dias, informou neste sábado o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu último boletim, os meteorologistas americanos detalharam que "José" se encontra 190 quilômetros ao leste das Ilhas de Sotavento e arrasta ventos máximos constantes de 230 km/h na direção noroeste.

Seu avanço permitiu a anulação dos alertas em São Tomás, Saint John, Ilhas Virgens americanas e britânicas, enquanto permanecem sob ameaça territórios como Saint Martin, Saint Barth, Barbuda, Antígua, Saba e São Eustáquio.

A previsão é que "José" siga avançando para noroeste nos próximos dois dias, com o que o olho do furacão passaria hoje justo ao norte das Ilhas de Sotavento, com seus ventos de furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson.

Os seus ventos podem ser sentidos a 55 quilômetros do olho do furacão, enquanto os ventos com força de tempestade tropical se estendem até 220 quilômetros.

Este furacão poderia deixar entre 50 e 100 milímetros de chuva acumulada nas Ilhas de Sotavento e uma ressaca ciclônica que poderia elevar a água entre 30 e 100 centímetros sobre o nível habitual do mar nas áreas costeiras sob aviso de furacão, acompanhado de ondas "grandes e destrutivas", segundo o centro meteorológico.

"José" é agora o furacão mais forte do Atlântico depois que "Irma" perdeu força após tocar terra ontem à noite em Cuba e seus ventos serem agora de 215 quilômetros por hora, enquanto "Katia" se transformou em depressão tropical após chegar à costa do México.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos