Katia deixa pelo menos dois mortos no estado mexicano de Vera Cruz

Cidade do México, 9 set (EFE).- O passagem da tempestade Katia deixou pelo menos dois mortos em um deslizamento de terra em Xalapa, capital do estado mexicano de Vera Cruz, informou neste sábado o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

"Tivemos um enfraquecimento da encostas, dois muros que desabaram, um deslizamento de terra e quatro pessoas resgatadas com, infelizmente em Xalapa, duas mortes", detalhou Puente em uma entrevista.

O coordenador indicou que as chuvas atingiram 26 municípios da zona central de Vera Cruz, "afetando 235 moradias e um total de 907 pessoas".

Segundo Puente, 345 pessoas se encontram nos 34 abrigos de Vera Cruz, enquanto 505 refúgios foram instalados em Puebla, onde foram registrados alguns deslizamentos, mas sem vítimas.

Por sua vez, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que Katia, agora com baixa pressão remanescente, continua em território mexicano e ocasionando chuvas intensas no leste e no centro do país, após tocar terra ontem à noite como furacão de categoria 1 em Vera Cruz.

A tempestade se encontra a 20 quilômetros ao nordeste de Chignahuapan, estado de Puebla, e a 50 quilômetros ao sudeste de Tulancingo (Hidalgo), indicou o SMN em seu último relatório.

Katia se desloca em direção ao sudoeste a sete quilômetros por hora, gerando ventos de até 75 quilômetros por hora.

O SMN prevê para as próximas horas tempestades muito fortes nos estados de Vera Cruz, Puebla, Oaxaca, San Luis Potosi, Tlaxcala e Hidalgo.

Além disso, recomendou à população que tenha extrema precaução e atenda às recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Proteção Civil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos