Katia é rebaixado para tempestade tropical após tocar a terra no México

Washington, 9 set (EFE).- O Katia, que tocou a terra no México como furacão de categoria 1 na noite de sexta-feira, se converteu hoje em tempestade tropical com ventos de até 70km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Por volta da 1h (horário local, 3h de Brasília), o Katia avançava para o interior do México em direção ao sudoeste, a uma velocidade de 13km/h e o seu olho situado a 175 quilômetros ao noroeste de Veracruz e 220 quilômetros ao sudeste de Tampico.

Katia tocou a terra por volta das 22h (hora local) de ontem, em Tecolutla, município de aproximadamente 25 mil habitantes ao norte de Veracruz.

O NHC prevê que o Katia sofra um "enfraquecimento rápido" até a sua "dissipação" hoje mesmo.

Espera-se que o furacão Katia deixe chuvas e fortes acumulações de água no norte de Veracruz, leste de Hidalgo e Puebla, bem como mais leves ao sul de Tamaulipas, leste de San Luis Potosí, oeste de Hidalgo, leste de Querétaro e sul de Veracruz até a noite de sábado.

O Katia, que tocou terra a como categoria 1, chegou ontem a alcançar ventos de 155km/h como furacão de categoria 2, de um máximo de 5, na escala de intensidade Saffir-Simpson.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos