Milhares se manifestam em Londres para que Reino Unido permaneça na UE

  • Tolga Akmen/Reuters

    Manifestantes no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na UE

    Manifestantes no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na UE

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (9) no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), às vésperas de que o parlamento britânico vote o projeto de lei que eliminará a supremacia das normas comunitárias após o "Brexit".

Os participantes - entre eles muitos membros do europeísta Partido Liberal Democrata, a quarta força política na Câmara dos Comuns - desfraldaram a bandeira azul com estrelas amarelas da UE durante a marcha, que saiu do Hyde Park em direção à sede do parlamento.

A manifestação, na qual devem discursar o músico irlandês Bob Geldof e o ex-ministro liberal-democrata Ed Davey, foi convocada pelo novo movimento "Marcha popular pela Europa ", sob o lema "Unir-se, repensar e rejeitar o 'Brexit'".

Em seu site, esta organização assegura que a opinião pública do Reino Unido está agora majoritariamente contra a saída da UE e pede que o governo opte em ficar no bloco comunitário.

Segundo os organizadores, não é preciso aceitar como conclusivo o referendo de 23 de junho de 2016, no qual 52% dos britânicos decidiu por sair da União Europeia.

A marcha acontece às vésperas de que na segunda-feira os Comuns votem pela primeira vez o projeto de Lei da Grande Derrogação, que anulará a Ata de Comunidades Europeias de 1972, com a qual o Reino Unido entrou então na Comunidade Econômica Europeia (CEE), e transferirá ao mesmo tempo o atual corpo legal da UE à legislação britânica.

Desta maneira, o governo britânico quer ter preparado um novo marco legal para quando o país sair do bloco, em 29 de março de 2019.

Após a votação de segunda-feira, o projeto legislativo será submetido a um período de emendas para ser eventualmente votado de forma definitiva pelos Comuns e pelos Lordes.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos