Nazarbayev e Erdogan se reúnem em Astana para falar de Síria e terrorismo

Astana, 9 set (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, e seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se reuniram neste sábado na capital cazaque para falar da luta contra o terrorismo e das próximas conversas de paz, Astana-6, que abordarão o conflito sírio.

"Cinco rodadas de conversas sírias foram realizadas na nossa capital e, como consequência das negociações, o nível de violência na Síria diminuiu significativamente", disse o líder cazaque.

Por sua vez, o presidente da Turquia acredita que Astana-6, que acontecerá no dia 14 de setembro, deve desempenhar um papel-chave no processo de paz.

"Acredito que as próximas conversas em Astana ajudarão às negociações no processo de Genebra", declarou Erdogan aos jornalistas.

A reunião de alto nível de hoje aconteceu na residência do líder cazaque, onde também trataram a luta contra o terrorismo.

"Vamos fortalecer nossa cooperação na luta contra as organizações terroristas como o Estado Islâmico e a de Gülen", afirmou o governante turco, em referência à confraria do pregador Fethullah Gülen, a quem acusa de instigar o fracassado golpe de Estado na Turquia de 15 de julho de 2016.

Como parte da visita oficial de Erdogan ao Cazaquistão, ambos países assinaram nove acordos de investimento no valor de US$ 590 milhões para construção, produtos de engenharia, indústria química, mineração, metalurgia e energia.

O líder turco participará amanhã na cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) e na cerimônia de encerramento da Expo 2017 em Astana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos