Porto Rico restabelece abastecimento de água para 230 mil casas após Irma

San Juan, 9 set (EFE).- O presidente executivo da Autoridade de Aquedutos e Redes de Esgoto (AAA), Elí Díaz Atienza, destacou neste sábado que nas primeiras 48 horas em Porto Rico após a passagem do furacão Irma, a agência já conseguiu restabelecer o serviço de água para cerca de 230 mil casas.

"O plano implementado pelo governador Ricardo Rosselló para atender esta emergência, bem como o trabalho e o compromisso dos nossos funcionários, foi fundamental para que Porto Rico comece a sua recuperação", afirmou Atienza em um comunicado.

Até o momento, mais de 86% das casas contam com serviço de água potável, algo que deve ser sanado quando o serviço de energia elétrica for totalmente restabelecido na ilha.

"Nestes momento nossa prioridade é realizar a limpeza das estações de água que temos nos povos da montanha, verificar os níveis de segurança dos açudes e trabalhar para fortalecer aqueles sistemas de infraestrutura que foram afetados", afirmou Atienza.

O diretor da AAA disse que os açudes de água ao redor da ilha estão em níveis apropriados, embora alguns continuem com um alto nível de sedimentação devido às chuvas.

"A gestão adequada dos reservatórios durante a passagem de Irma se deveu principalmente ao escoamento de maneira controlada e por um espaço de aproximadamente três dias", indicou.

Portanto, não foi necessário abrir "comportas adicionais que causassem transbordamentos ou inundações nos povos localizados rio abaixo", explicou Antieza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos