Cartagena recebe papa Francisco com alegria e música caribenha

Cartagena (Colômbia), 10 set (EFE).- O papa Francisco chegou neste domingo a Cartagena, onde foi recebido com música, cantos e a alegria própria do Caribe colombiano, naquela que será a última parada de sua visita ao país.

Assim que o avião que o transportava aterrissou no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, a multidão começou a gritar "Te amamos, papa, te amamos", enquanto um grupo folclórico interpretava canções dedicadas ao pontífice.

Ao descer do avião, Francisco se mostrou alegre e sorridente, e, ao cumprimentar o arcebispo de Cartagena, Jorge Enrique Jiménez Carvajal, não lhe deu um aperto de mãos, mas um afetuoso abraço.

Também fizeram parte do comitê de boas-vindas o governador do departamento de Bolívar, Dumek Turbay; o prefeito de Cartagena, Sergio Londoño Zurek, e várias autoridades militares.

Crianças vestidas com trajes típicos presentearam o papa com um chapéu vueltiao, símbolo da cultura colombiana, que Francisco colocou imediatamente na cabeça.

Antes de subir o veículo em que percorrerá 3,5 quilômetros até a Plaza San Francisco, em pleno centro histórico da cidade, o sumo pontífice apreciou uma coreografia preparada por 300 jovens e inspirada na dignidade das pessoas e na cultura local.

Depois soaram as cumbias e um grupo de dançarinas começou uma verdadeira festa no aeroporto que Francisco observou sorridente e, em alguns momentos, acompanhou com palmas.

Ao finalizar a apresentação, a cantora do grupo se aproximou do pontífice, se ajoelhou perante ele e lhe abraçou entre lágrimas.

Cerca de 4.000 agentes da polícia e 1.000 soldados da infantaria da marinha estão encarregados da segurança de Francisco, que celebrará uma missa campal na qual se espera a presença de cerca de 280.000 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos