Irma cai para categoria 2 perto de Naples; autoridades esperam ondas fortes

Miami (EUA), 10 set (EFE).- O furacão Irma perdeu mais força neste domingo e caiu para a categoria 2, enquanto se desloca muito perto da cidade de Naples, na costa oeste do estado da Flórida (EUA), onde são esperadas fortes ondas e alagamentos como consequências.

Em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília), o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) alertou sobre o perigo de "marés ciclônicas imediatamente depois de o olho do furacão Irma passar ao longo da costa oeste da Flórida".

O olho de Irma, que está a 10 quilômetros ao norte de Naples e a 45 quilômetros a sul-sudeste de Fort Myers, apresenta ventos máximos sustentados de 175 quilômetros por hora. O furacão se desloca para o norte com uma velocidade de translação de 22 km/h.

Segundo um provável padrão de trajetória, o olho de Irma "deve se mover perto ou sobre a costa oeste da peninsula da Flórida até segunda-feira à noite", para depois se deslocar terra adentro sobre o norte deste estado e o sudoeste da Geórgia.

"Ainda que seja seu enfraquecimento, espera-se que Irma permaneça como furacão pelo menos até a manhã de segunda-feira", apontou o NHC.

O olho de Irma tocou terra na tarde deste domingo como furacão de categoria 3 e ventos máximos sustentados de 185 km/h em Marco Island, uma cidade turística na costa sudoeste da Flórida.

O departamento de polícia local informou que tinham sido registradas rajadas de vento de 209 km/h, e em Naples uma estação de meteorologia detectou sequências de ventos que chegaram a 156 km/h.

No começo da madrugada, o furacão tocou terra no arquipélago de Keys, no extremo sul da Flórida, com ventos de 215 quilômetros por hora, mas algumas rajadas e uma elevação no nível das ondas foram sentidos muitas horas antes.

O Irma, que deixou pelo menos 29 mortes no Caribe, além das três na Flórida, provocou graves alagamentos nas ilhas Keys antes de avançar pela peninsula da Flórida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos