Em sua passagem por Cuba, Irma deixa grandes inundações em Havana e Varadero

Em Havana

  • Yamil Lage/AFP Photo

    Cubanos andam pelas ruas alagadas de Havana após a passagem do furacão Irma

    Cubanos andam pelas ruas alagadas de Havana após a passagem do furacão Irma

O furacão "Irma" deixou Cuba com "severas" inundações por todo o litoral norte do ocidente, onde ficam Havana e o polo turístico de Varadero, mas seus efeitos ainda serão sentidos neste domingo com fortes chuvas.

Na capital cubana foram registradas fortes ventanias durante toda a noite, que não fizeram estragos, ainda que tenham sido relatados pequenos danos nos tetos de casas moradias e na fiação elétrica, além de árvores caídas, segundo pôde constatar a Agência Efe.

O famoso Malecón de Havana permanece inundado desde ontem à noite, enquanto os moradores dos imóveis próximos ao mar foram evacuados das suas casas, cerca de 15.000 pessoas em toda a capital.

"Persistem as fortes ressacas e severas inundações costeiras na costa norte ocidental, incluindo o Malecón havanês", indicou no seu último boletim o Instituto de Meteorologia de Cuba.

As inundações costeiras persistirão durante o dia em toda a costa do ocidente, onde ainda será possível ver ondas de entre 6 e 9 metros; enquanto na costa da zona central as ondas serão de entre 5 e 7 metros.

O olho de "Irma" se aproximou ontem à noite perigosamente de Cuba, a cerca de 45 quilômetros de Varadero, mas hoje de manhã já tinha se transferido para o norte, até situar-se a cerca de 30 quilômetros de Key West, na Flórida.

Devido à proximidade de "Irma", durante a noite nas províncias de Havana e Matanzas - onde fica Varadero - se registraram fortes ventos, de 90 quilômetros por hora, com sequências que chegaram a 102 quilômetros por hora.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos