Olho do furacão José não passa pelas Pequenas Antilhas

San Juan, 10 set (EFE).- O olho do furacão José teve hoje uma mudança de rumo de última hora e em algumas ilhas como Barbuda e outras das Pequenas Antilhas se evitou o que ia ser o segunda passagem de um furacão no espaço de quatro dias.

No entanto, se esperam condições próprias de tempestade tropical esta madrugada nas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas.

O aviso de furacão foi suspenso em Antígua e Barbuda, enquanto que San Martin e São Bartolomeu continuam sobre aviso de tempestade tropical.

O Governo de Antígua e Barbuda tinha ordenado evacuar Barbuda perante a iminente chegada na tarde do sábado do furacão José, depois que o ciclone Irma provocou a destruição, praticamente total, e causou a morte de pelo menos 25 pessoas nas Pequenas Antilhas e em Porto Rico.

O primeiro-ministro, Gaston Browne, tinha ordenado que as pessoas que não fugiram antes da passagem do furacão Irma, se transferissem para Antigua, a cerca de 60 quilômetros de distância, já que o olho do ciclone passaria, salvo mudanças de última hora, pelo leste da ilha.

Todos eles foram evacuados em ferryboats.

Finalmente a mudança aconteceu e o furacão, de categoria 4, foi mais para norte do que o esperado, tal e como previu a NASA na sua conta oficial da rede social Twitter.

Após a passagem do furacão Irma, pelo menos 11 pessoas morreram em São Bartolomeu e San Martin, quatro nas Ilhas Virgens Americanas e o mesmo número nas Britânicas.

Além disso, uma pessoa morreu em Barbuda, outra em Barbados e uma mais em Anguilla, enquanto que em Porto Rico morreram três pessoas em fatos relacionados com as condições climatológicas causadas pelo furacão, de acordo com os novos dados apresentados pelas diferentes organizações de socorro e atendimento de emergências.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos