Porto Rico restabelece 66% do fornecimento elétrico após passagem de "Irma"

San Juan, 10 set (EFE).- Pelo menos 66% dos usuários do serviço elétrico em Porto Rico já tem energia, três dias após a passagem do furacão "Irma" pela ilha, informou neste domingo a União de Trabalhadores da Indústria Elétrica (Utier), principal sindicato da Autoridade de Energia Elétrica (AEE).

Segundo indicou a Utier em sua conta no Twitter, esse 66% representa 570.000 assinantes, razão pela qual ainda restam 530.000 clientes para recuperar o serviço, que se viu afetado pelas quedas de torres e fios elétricos na ilha devido aos fortes ventos do ciclone na quarta-feira.

"Nossos companheiros estão na rua porque 'vamos acende o país', mas é importante redobrar as medidas de segurança. Já foram energizadas várias áreas e isso significa maiores riscos. É importante usar todo o equipamento de proteção pessoal", ressaltou a Utier.

O sindicato pediu descanso aos seus trabalhadores, conhecidos como zeladores, alguns dos quais têm que chegar a torres de grande altura e de elevada tensão elétrica por meio de helicópteros.

"As jornadas são longas e o cansaço já começa a ser sentido de forma mais intensa. Sem contar a pressão das pessoas, políticos e alguns da alta gerência", acrescentou a Utier, que conta com operários que trabalham 12 horas.

Atualmente, a AEE oferece serviço a cerda de 1,5 milhão de clientes.

Após a passagem de "Irma" na quarta e na quinta-feira, cerca de 1,2 milhão de clientes se viram afetados pelos danos que os fortes ventos e as árvores caídas causaram no sistema.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos