Raúl Castro ordena dar prioridade ao restabelecimento de eletricidade em Cuba

  • Yamil Lage/AFP

    Moradores em rua inundada de Havana após a passagem do furacão Irma

    Moradores em rua inundada de Havana após a passagem do furacão Irma

O presidente de Cuba, Raúl Castro, emitiu uma nota à Defesa Civil do país na qual ordena que, após a passagem do furacão Irma, os trabalhos para restabelecer o fornecimento de energia elétrica às amplas áreas afetadas sejam prioridade.

Castro pediu que a estatal União Elétrica se concentre "nos trabalhos especializados e em reduzir o tempo de afetação elétrica da população e nos centros vitais da economia", segundo o comunicado, publicado neste domingo (10) na capa do jornal oficial "Juventud Rebelde".


"O furacão Irma impactou com força na infraestrutura elétrica de praticamente todo o país, o que impede concentrar as brigadas especializadas em uma área em particular, tal como fizemos, por exemplo, nos casos de Sandy (2012) e Matthew (2015)", diz a nota.

O presidente aprovou a criação de brigadas mistas em cada município para que "os trabalhos de limpeza, poda e transporte de postes sejam realizados com meios de transporte e pessoal de cada território", para que a União Elétrica "se dedique aos trabalhos especializados".

As autoridades avaliam agora os danos causados pelo poderoso furacão, que durante dois dias se deslocou sobre a costa norte da ilha provocando estragos em municípios costeiros e em algumas das principais áreas turísticas do país.

Havana também sofreu o impacto do Irma, que causou fortes inundações da capital e danos moderados, além de 15 mil pessoas evacuadas por conta da proximidade de suas casas à costa ou do mau estado das moradias.

A eletricidade, as comunicações e o fornecimento de água estão afetados em boa parte do território por onde passou o ciclone, embora ainda não tenham sido divulgados números oficiais.

O furacão Irma perdeu força neste domingo ao retroceder para a categoria 3, com ventos de até 195 quilômetros por hora, após passar por Florida Keys, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Devastador, furacão Irma deixou rastro de destruição

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos